A AgSUS lamenta, com pesar, o falecimento, nesta quinta-feira (5), de uma das maiores lideranças do Povo Xavante, o cacique Edmundo, também presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi).
Desde a criação da AgSUS, o cacique Edmundo sempre foi extremamente presente e colaborou para que a Agência compreendesse cada vez mais o seu papel e o seu compromisso com o Controle Social da Saúde Indígena. O cacique Edmundo faz parte da história da AgSUS e nos orgulhamos disso!
Desde o dia 04 de maio, quando tomamos conhecimento do quadro clínico do cacique Edmundo, articulamos com a Secretaria de Saude Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde o transporte e a internação em Brasília, onde recebeu todos os cuidados possíveis, incluindo sua internação em Unidade de Terapia Intensiva.
A luta do cacique Edmundo seguirá fazendo a diferença por um Controle Social fortalecido e respeitado e por uma Saúde Indígena cada vez melhor. Agora que ele ancestralizou, precisamos mais do que nunca unir forças para que, juntos, consigamos continuar um legado tão importante e necessário ao povo indígena Xavante e de todos os povos do Brasil.
Nossos sentimentos à família, ao povo Xavante e a todos os parentes indígenas do Brasil.
Edmundo Xavante presente!
André Longo, Diretor-Presidente
Luciana Maciel, Diretora de Atenção Integral à Saúde
Williames Pimentel, Diretor de Operações
Toda a família AgSUS
