AgSUS Acolhedora: Programa vai promover rede de cuidado em saúde mental a 10 mil trabalhadores

Crédito é Paula Bittar/AgSUS
Crédito: Paula Bittar/AgSUS

A AgSUS comemora, nesta terça-feira (13/05), um marco emocionante em sua história com o lançamento do Programa AgSUS Acolhedora, uma iniciativa que coloca no centro do cuidado quem cuida do SUS todos os dias.

O programa promove a saúde mental, o bem-viver indígena, o cuidado coletivo e a construção de um ambiente de trabalho mais acolhedor e saudável para todos os trabalhadores e trabalhadoras da AgSUS.

Com ações contínuas de escuta, acolhimento e valorização, o AgSUS Acolhedora busca dar respostas concretas às situações de sofrimento psíquico no ambiente de trabalho, respeitando as especificidades culturais e territoriais de cada realidade.

Estão incluídos no programa cerca de 10 mil trabalhadores e trabalhadoras da Agência: pessoas da sede, dos escritórios regionais e distritais, médicos e médicas do provimento da AgSUS e profissionais que atuam nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

“É fundamental cuidar de quem cuida e garantir um ambiente de trabalho saudável a todos os trabalhadores e trabalhadoras da Agência”, destacou o diretor-presidente da AgSUS, André Longo, durante a cerimônia.

A diretora de Atenção Integral à Saúde da Agência, Luciana Maciel, reforçou que, além do cuidado coletivo, é essencial que todos se preocupem com o autocuidado: “É preciso se cuidar e estar bem individualmente para poder cuidar dos outros.”

Para o diretor de Operações da AgSUS, Williames Pimentel, a criação do programa representa mais que uma política institucional: “Estamos diante de um programa que nos emociona. Uma rede de cuidado que vai do afago ao enfrentamento das chagas, para que nossos trabalhadores tenham força para seguir cuidando de vidas.”

A secretária de Saúde Indígena adjunta do Ministério da Saúde, Lucinha Tremembé, elogiou a iniciativa: “Quero enaltecer essa iniciativa da AgSUS que se foca em cuidar de quem cuida. Precisamos disso diariamente para estarmos com as caixinhas da nossa cabeça sempre arrumadas.”

O evento de hoje também abriu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Assédio da Agência.

Veja como foi o evento de lançamento