Programa Agora Tem Especialistas leva carretas da saúde a 15 novos municípios

Programa do Ministério da Saúde, em parceria com a AgSUS, já atendeu 15 mil pessoas e, em janeiro, estará presente em todos os estados do país e no Distrito Federal

Brasília (DF) – Quinze novos municípios recebem, a partir desta sexta-feira, 12 de dezembro, a terceira rodada de deslocamentos das carretas de Saúde da Mulher do Agora Tem Especialistas, programa do Ministério da Saúde realizado em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS). Com isso, são 39 unidades móveis em operação em 24 unidades da Federação, ampliando o acesso a consultas, exames e procedimentos especializados em regiões com maior demanda reprimida. 

As novas carretas chegam em Juazeiro (BA), Brasiléia (AC), Porto Grande (AP), Santa Izabel (PA), Bayeux e Princesa Isabel (PB), Parnamirim (RN), Mauriti e Tauá (CE), Santa Cruz (RJ), Firminópolis (GO), Ji-Paraná (RO), Canoinhas (SC), Cariacica (ES) e São Caetano do Sul (SP), reforçando a estratégia de levar o cuidado especializado para mais perto de onde as pessoas vivem.

Desde o início das operações, em 10 de outubro, as unidades móveis do Agora Tem Especialistas já atenderam 14.890 pessoas e realizaram 37.343 procedimentos, incluindo 1.263 cirurgias de catarata em carretas oftalmológicas. A ação de Saúde da Mulher teve papel central no Outubro Rosa.

Em sete municípios, a fila para o diagnóstico do câncer de mama, exames ginecológicos e cirurgias de catarata foi zerada. Brasília – Ceilândia (DF), Arapongas (PR), Japeri (RJ), Patos (PB), Humaitá (AM) e Garanhuns (PE) já podem dizer que as ofertas de cuidado integral para a saúde das mulheres estão em dia. Em Ribeirão Preto, foi a espera para voltar a enxergar que acabou com o atendimento oftalmológico.

As carretas da saúde são equipadas para realizar consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias, funcionando em parceria com estados e municípios para reduzir filas e utilizar de forma mais eficiente a capacidade instalada do SUS, especialmente em regiões de difícil acesso ou com menor oferta de serviços especializados. As 39 unidades ficam instaladas até final de janeiro para depois seguir para novos destinos. E outras entregas estão previstas para o início de 2026.

Dados sobre a quantidade de procedimentos atualizados em 4/12/2025

Confira abaixo as 39 cidades beneficiadas em dezembro

SAÚDE DA MULHER
Garanhuns (PE)Santa Inês (MA)Arapiraca (AL)
Palmas (TO)São Cristóvão (SE)Ji-Paraná (RO)
Brasiléia (AC)São Caetano do Sul (SP)Firminópolis (GO)
Porto Grande (AP)Mauriti (CE)Princesa Isabel (PB)
Lábrea (AM)Tauá (CE)Ivaiporã (PR)
Abaré (BA)Floriano (PI)Recife (PE)
Juazeiro (BA)Santa Cruz (RJ)Bayeux (PB)
Viçosa (MG)Pelotas (RS)Queimados (RJ)
Taiobeiras (MG)Brasília (DF) – CeilândiaCanoinhas (SC)
Três Lagoas (MS)Santa Izabel (PA)Cariacica (ES)
Parnamirim (RN)
OFTALMOLOGIA
Teixeira de Freitas (BA)Foz do Iguaçu (PR)Ariquemes (RO)
EXAMES DE IMAGEM
Patos (PB)Paracambi (RJ)Santana do Ipanema (AL)
Macapá (AP)Crato (CE)