Planejamento Estratégico coletivo: AgSUS reúne seus empregados na Opas

9/02/2024

“Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento”, disse Thomas Edison, parodiado pelo presidente da AgSUS, André Longo, na abertura do I Ciclo de Planejamento da Agência. Os 112 empregados que compõem o quadro administrativo da Agência foram convidados a refletir e contribuir com a definição de diretrizes e formulação dos direcionadores estratégicos da Agência. Representantes do Ministério da Saúde e do Conselho Deliberativo da AgSUS (CDA) estiveram presentes na abertura do evento.

“Quando o planejamento é coletivo e compartilhado, se alcança o êxito”, elogiou o secretário-substituto da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Bruno Guimarães. “Esta iniciativa reflete o jeito de ser da diretoria desta Agência: de escutar para seguir o rumo do consenso”, complementou o representante do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Fernando Cupertino.

Neste 1o dia, o grupo teve uma aula sobre Serviço Social Autônomo, título dado à natureza jurídico-institucional da Agência, dentro do gradiente das formas jurídico-institucionais da Administração Pública. O seminário temático, “Natureza Jurídica da AgSUS e sua Inserção no SUS”, foi ministrado pela especialista em Direito Sanitário e em Gestão Pública e Qualidade em Serviços, Valéria Salgado, sócia da Empresa Direito e Gestão Pública e membro do Instituto de Direito Sanitário Aplicado.

“Esclarecer e alinhar o conhecimento sobre a identidade jurídica da Agência é o ponto de partida para começar a pensar as possibilidades de atuação, objetivos e metas”, explicou a gerente da Unidade de Gestão Estratégica da AgSUS, Carolina Carvalho, responsável pela organização do evento.

“Parabenizo a estratégia da AgSUS de não esgotar o seu planejamento em um momento único. É um desafio hercúleo pensar em como operacionalizar ações para um órgão da envergadura do Ministério da Saúde, considerando a cooperação federativa trina e as demandas das federações médicas”, destacou o diretor de Programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), André Luís Bonifácio. O secretário substituto da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Paulo Eduardo Sellera, acrescentou que “não há monitoramento e avaliação exitosos que não partam de um bom planejamento, com a definição de objetivos e metas. Um bom planejamento orienta todo o processo. E o planejamento não se encerra em um dia”.

O secretário da Atenção Primária à Saúde do Ministério e vice-presidente do CDA, Nésio Fernandes, afirmou que ter sido convidado para participar do que vai ser o pensamento norteador da AgSUS é algo muito precioso, e ressaltou a importância da qualidade humana das políticas e dos valores de uma entidade.

Ao final do evento, houve um debate entre a gerente da Unidade Jurídica da AgSUS, Vera Lúcia Santana Araújo, também ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e Aline Veloso, consultora jurídica do Ministério da Saúde, além da palestrante Valéria Salgado sobre o modelo jurídico institucional da Agência.