Saúde Indígena: cenário de provimento médico nos DSEI é apresentado em encontro

1/06/2023

A Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps) apresentou o panorama do provimento médico no contexto do Programa Médicos pelo Brasil (PMpB) durante o Encontro de Acolhimento dos Coordenadores dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). O evento, promovido pela Secretaria Especial de Saúde do Ministério da Saúde, começou na segunda-feira (29/5) e segue até esta sexta (2/6). Na ocasião, foram apresentados os novos coordenadores dos 34 DSEI do País, indicados pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. O objetivo do encontro é discutir ações e estratégias para a Saúde Indígena.

 “Pela primeira vez, a maioria dos coordenadores dos DSEI são indígenas, o que fortalece o protagonismo deles”, destaca o chefe do Núcleo de Articulação com os DSEI, Edson Oliveira, que representou a Adaps no evento. “Aproveitamos a ocasião para nos aproximar dos novos coordenadores e ouvir suas demandas”, complementou. Atualmente, há 48 médicos do Programa atuando em 24 DSEI.

 Os DSEIs são unidades gestoras descentralizadas do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). Trata-se de um modelo de organização de serviços – orientado para um espaço etnocultural dinâmico, geográfico, populacional e administrativo bem delimitado – que contempla um conjunto de atividades técnicas, visando medidas racionalizadas e qualificadas de atenção à saúde. No Brasil, existem 34 DSEIs divididos estrategicamente por critérios territoriais, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades indígenas. Suas estruturas de atendimento contam com unidades básicas de saúde indígenas, polos-base e as Casas de Saúde Indígena (Casai). O evento segue até esta sexta-feira (02/06).