Programa de Avaliação de Desempenho Tutor Médico do PMpB

9/08/2023

Promover uma cultura de gestão baseada no desempenho profissional, na qual cada um dos médicos compreenda suas contribuições e valores para alcançarem resultados que fortaleçam a Atenção Primária à Saúde no Brasil. Esta é a proposta da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (ADAPS), que está comprometida em estabelecer condições e relações de trabalho seguras e, assim, prestar atendimento da melhor qualidade à população brasileira por meio do Programa Médicos pelo Brasil (PMpB). Queremos profissionais que busquem aperfeiçoamento contínuo. Para tanto, após completar um ano de programa, todos os médicos tutores e tutoras devem participar do Programa de Avaliação de Desempenho, que se dá por ciclos de avaliação que ocorrem semestralmente. O objetivo é detectar os pontos que precisam ser aprimorados na sua atuação profissional, e traçar um plano de trabalho customizado com vistas a alcançar excelência no atendimento aos usuários do SUS.

 São dois ciclos avaliativos, realizados um a cada semestre, onde são avaliados quatro domínios de conhecimento: Competências Profissionais; Aperfeiçoamento Profissional; Qualidade da Tutoria; e Qualidade Assistencial. Começou agora o primeiro ciclo, que vai de julho a dezembro de 2023.

 A primeira etapa deste ciclo consiste em cada tutor e tutora fazerem uma autoavaliação de nove Competências Profissionais, entre as quais: comunicação clara e objetiva, conduta ética, liderança, postura colaborativa. Para realizar a autoavaliação, basta acessar o site da Adaps na página do Módulo Avaliação de Desempenho, onde consta o acesso à Plataforma Sênior. O link já está no ar, e pode ser acessado por meio da página https://agenciasus.org.br/area-do-medico entrando com login e senha, já disponibilizados pela Agência no momento da contratação.

 O Aperfeiçoamento Profissional de cada tutor e tutora será mensurado pela Adaps com base nos créditos acumulados com a participação dos cursos realizados pelos médicos e postados em plataforma específica, a ser disponibilizada em breve. Já a Qualidade Assistência será avaliada com base nos indicadores do Programa Previne Brasil. E a Qualidade da Tutoria será avaliada individualmente ao longo do semestre pelos bolsistas. A nota final está condicionada ao recebimento de prêmio de até R$ 1.400 mensais acoplado ao salário.

 Os resultados serão apresentados de forma individualizada e serão disponibilizados na página da Adaps com base na pontuação na avaliação. Eles subsidiarão o pagamento do incentivo de desempenho por 6 meses.

 A participação é obrigatória para quem atua como tutor no PMpB por, no mínimo, 12 meses. Para obter orientações em relação à Avaliação de Desempenho e tirar dúvidas, acesse a página https://agenciasus.org.br/avaliacao-de-desempenho.