Primeiros resultados do Programa Médicos pelo Brasil em documento acadêmico disponível no Scielo

18/01/2023

Os resultados da implantação da Agência para o Desenvolvimento Primário à Saúde e do Programa Médicos pelo Brasil (PMpB) podem ser conferidos em manuscrito acadêmico disponível no Scielo. O documento evidencia maior eficiência na gestão da política pública, com aproximadamente 23 mil médicos interessados em ingressar no programa através de seu processo seletivo, 97,1% de ocupação das vagas e 95,4% de permanência após a contratação.

 Tais resultados, obtidos nos nove primeiros meses, sinalizam o avanço de qualidade do PMpB em relação às políticas anteriores, bem como a necessidade de continuar com sua implementação, a fim de que ela atinja todo o seu potencial de cobertura na APS do SUS.

 O acesso ao cuidado médico é essencial para o alcance da Atenção Primária à Saúde (APS) de qualidade. No Brasil, ainda persistem dificuldades de acesso. O Programa Médicos pelo Brasil (PMpB) pretende ampliar a oferta de serviços médicos em locais de difícil provimento ou alta vulnerabilidade. Traz como inovações a priorização das menores e mais isoladas cidades; a seleção de profissionais por processo isonômico; a formação em Medicina de Família e Comunidade e; a primeira carreira médica federal na APS, com salários competitivos, progressão e incentivos financeiros que valorizam a longitudinalidade e o desempenho.

 

O documento é um preprint e sua situação atual está disponível no Scielo. Para ler a íntegra, acesse https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5364.