AgSUS promove alterações no Curso de Formação dos profissionais em áreas de risco

8/05/2024

A AgSUS se solidariza com todos(as) trabalhadores(as) que residem, trabalham ou se deslocam para  o estado do Rio Grande do Sul e algumas regiões de Santa Catarina, estendendo nossos sentimentos a seus familiares, amigos e entes queridos. A Agência se coloca à disposição para apoiar e colaborar com o que for preciso.

Em virtude da calamitosa situação na região, viemos, por meio deste, comunicar informações concernentes ao curso de formação para os profissionais localizados nas áreas de maior risco. 

Amparados por Nota Técnica do Ministério da Saúde destinada aos profissionais dos Programas Federais de Provimento Médico, a AgSUS tomou algumas medidas visando atenuar as atividades do curso de formação para os médicos dessas localidades:

    • O andamento do curso não será prejudicado. Caso os bolsistas não consigam cumprir suas atividades previstas para esse período, haverá extensão dos prazos previstos;
    • O incentivo aos tutores será mantido no mesmo patamar do mês de abril, mesmo que haja desligamentos;

    • Tutorias presenciais serão canceladas em maio devido às condições adversas do trânsito e das estradas, que dificultam deslocamentos. Esta medida não acarretará em prejuízo para a conclusão do curso.

    • Tutorias remotas serão flexibilizadas. Foi suspensa momentaneamente a obrigatoriedade do envio da gravação da consulta como um requisito para a tutoria. Ainda que elas ocorram, caso haja interesse, disponibilidade e condições para que tutores e bolsistas as realizem, os tutores poderão declarar que a tutoria foi concluída sem a necessidade do envio do arquivo em vídeo. Esta medida fica válida excepcionalmente neste mês, e somente para os bolsistas que atuam e/ou residem nas áreas afetadas.

Enfatizamos que essas orientações se limitam aos profissionais localizados nas áreas afetadas. Ao final de maio, revisaremos a necessidade de prorrogar esse prazo, revisar ou adotar novas medidas.

Cientes de que a situação é muito crítica e a atuação dos médicos do Programa Médicos pelo Brasil será vital para a resposta e a recuperação dessa tragédia, a AgSUS se coloca à disposição para auxiliar no que for possível. 

Para qualquer dúvida sobre esse comunicado, entrem em contato pelo e-mail [email protected].

Unidade de Ensino e Pesquisa (UEP)

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS)