Adaps/AgSUS e HCFMUSP visitam UBS+Digital em Taboão da Serra (SP)

10/10/2023

Os times da Adaps/AgSUS e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP conheceram, na semana passada, os consultórios da UBS Jardim Record, em Taboão da Serra (SP), onde ocorrem os teleatendimentos da UBS+Digital. Eles também conheceram pessoalmente as equipes de Saúde da Família às quais os médicos do projeto encontram-se vinculados.

O Projeto UBS+Digital, iniciativa da Adaps/AgSUS em parceria com o HCFMUSP, chegou ao município de Taboão da Serra (SP) em maio deste ano. A UBS Jardim Record é uma das 11 unidades contempladas para realizar teleatendimentos. As consultas são realizadas por médicos contratados pelo HCFMUSP. Até o momento, já foram feitos 585 teleatendimentos para 475 pessoas, obteve-se 84% de resolutividade e 99% dos usuários se declararam satisfeitos em relação aos atendimentos.

Durante a visita, foi realizada reunião com a equipe da UBS, com participação do secretário municipal de Saúde, José Alberto Tarifa; do secretário-adjunto de Saúde Antônio Geraldo Ghirlanda Pierobom e da subsecretária de Saúde Danielle Domingues de Castro Mota. Segundo a gestão local, o projeto tem causado um impacto positivo na saúde do território e a população se adaptou ao modelo de oferta de consulta médica por teleconsulta. O secretário-adjunto de Saúde de Taboão da Serra, Antônio Pierobom, destacou que no município há uma boa aceitação em relação à modalidade do atendimento e declarou que ele deseja que o projeto continue no território, pois o benefício para população e Secretaria de Saúde foi muito bom.

O projeto UBS+Digital visa atenuar a ausência física de médico em equipes de Saúde da Família que se encontram sem o profissional no formato presencial, um modelo assistencial complementar ao Programa Médicos pelo Brasil (PMpB). Desde março deste ano, quando foi iniciado, mais de 5 mil teleatendimentos já foram realizados por meio das UBS+Digital. A consulta digital não substitui os exames físicos presenciais, mas agiliza o primeiro atendimento e o monitoramento de doenças crônicas. A partir do relato dos sintomas, o médico pode solicitar exames, prescrever medicamentos e fornecer atestados. Outros profissionais de saúde das eSF acompanham presencialmente a consulta.

Os municípios contemplados até o momento são: Monte Alegre (PA), Santarém (PA), Morada Nova (CE), Buritirama (BA), Cícero Dantas (BA), Paulo Afonso (BA), Buriti Bravo (MA), Londrina (PR) e Bagé (RS).