Nova etapa do Agora Tem Especialistas entra em operação no Amazonas

Manacapuru e Itacoatiara são os primeiros municípios do Brasil a ampliar cirurgias eletivas em hospitais públicos ou privados sem fins lucrativos e com capacidade ociosa por meio da Modalidade II do programa do Ministério da Saúde

Brasília (DF) – A Modalidade II do Programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que prevê a ativação de leitos e centros cirúrgicos ociosos em hospitais públicos ou privados sem fins lucrativos, ampliando rapidamente a oferta de procedimentos em regiões com alta demanda reprimida, começa a sair do papel com o início dos serviços no estado do Amazonas. Manacapuru e Itacoatiara são os primeiros municípios do país a ofertar cirurgias e atendimentos especializados a partir de estruturas hospitalares já existentes, reforçadas por equipes, equipamentos e insumos disponibilizados por empresas credenciadas pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS).

A oferta em Itacoatiara será realizada no Hospital Regional José Mendes, em parceria com a empresa Oftalmo Care. As cirurgias começam a partir desta segunda-feira, 15 de dezembro. Espera-se fazer 500 cirurgias oftalmológicas, além de procedimentos em cirurgia geral e ginecologia, com uso intensivo de seus 109 leitos.

Em Manacapuru, os procedimentos serão realizados no Hospital Geral de Manacapuru, em parceria com a empresa ADOP Serviços Médicos. Estão previstas 200 cirurgias em cirurgia geral e ginecologia, sendo 50 ainda em dezembro e 150 em janeiro, utilizando de forma mais eficiente a capacidade instalada de 90 leitos.

“A efetivação da Modalidade II é uma grande conquista, especialmente para municípios e hospitais da região Norte. Muitos desses serviços já têm salas cirúrgicas preparadas para realizar procedimentos, mas ainda enfrentam a falta de especialistas. O Programa atua exatamente nesse ponto: leva os profissionais até os estabelecimentos, viabiliza a oferta de cirurgias e amplia o acesso da população à cuidados fundamentais, como a cirurgia de catarata, e cirurgias gerais, como de hérnias”, afirma o gestor executivo da Unidade de Atenção Especializada, Diego Ferreira.

Ao todo, 60 propostas de credenciamento foram recebidas e 31 aprovadas. As empresas contratadas são responsáveis pelo ciclo completo de cuidado – consultas, pré e pós-operatório, cirurgias e acompanhamento durante a internação – com possibilidade de apoio em saúde digital em locais com escassez de profissionais.

Visita técnica

Nos dias 2 e 3 de dezembro, equipes técnicas da Unidade de Atenção Especializada (UAE) da AgSUS estiveram em Manacapuru e Itacoatiara para realizar visitas técnicas, etapa obrigatória antes da assinatura dos contratos. Nesses encontros, são avaliadas as condições dos hospitais, os fluxos assistenciais e as responsabilidades de cada parte, resultando na assinatura de um termo de compromisso entre a empresa credenciada e a gestão municipal.

A previsão é que os serviços operados pela AgSUS na Modalidade II sejam gradualmente expandidos para outras regiões do país, com foco inicial nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, contribuindo para reduzir filas, ampliar o acesso a cirurgias eletivas e fortalecer o uso da capacidade instalada do SUS.