Conexões AgSUS: 3ª edição debate boas práticas na Atenção Primária

O evento reúne médicos tutores vinculados à Agência que atuam no Rio Grande do Norte e na Paraíba

O Conexões AgSUS chegou ao Rio Grande do Norte. Realizado nesta quarta-feira (10), em Natal, a terceira edição do evento reuniu médicos tutores da Agência do estado e também da Paraíba e teve como tema central: “Boas Práticas na Atenção Primária à Saúde (APS): o Papel da Educação Permanente na Transformação dos Territórios”.

O evento busca fortalecer a presença da Agência em todo o país, promovendo debates sobre temas estratégicos para o fortalecimento do SUS. “O foco deste Conexões aqui em Natal é fazer um grande debate sobre boas práticas e a educação permanente em saúde. Com isso, a Agência mostra, junto com o Ministério da Saúde, que, além de prover profissionais de qualidade, tanto Médicos de Família e Comunidade como tutores, vem qualificando a Atenção Primária, apoiando o território de uma forma bastante integrada”, explica a gestora da Unidade de Ensino e Pesquisa da Diretoria de Atenção Integral à Saúde (UEP/DAIS) da AgSUS, Laíse Rezende.

Para a coordenadora-geral de Ações Estratégicas de Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Erika Almeida, o encontro reforça o quanto o governo federal tem investido para incentivar boas práticas na APS. “Cada experiência compartilhada aqui mostra que a educação permanente tem força para transformar territórios. Nosso papel é criar condições para que iniciativas como estas se multipliquem e tragam resultados concretos para o SUS”, ressalta.

A ida ao território tem como propósito central o fortalecimento das equipes locais, a identificação de desafios operacionais e o aprimoramento dos serviços prestados no âmbito do SUS, especialmente em regiões com maiores vulnerabilidades.

“Estou achando este momento muito especial e oportuno, porque a presença da Agência aqui no território nos traz mais segurança e nos conecta uns aos outros e à AgSUS. Então, essa aproximação faz toda a diferença para a nossa satisfação com o trabalho, para o entendimento do nosso papel como atores desse movimento. O que a Agência traz é um movimento revolucionário para a Atenção Primária, um movimento que visa não só prover médicos em quantidade, mas também em qualidade, reforçando a questão da educação permanente e da avaliação do desempenho dos médicos”, destaca Nancy Barros, médica tutora da AgSUS em Natal.

Premiação de boa práticas

O evento teve ainda a apresentação de experiências na Atenção Primária de quatro médicos da AgSUS reconhecidas pelo Laboratório de Inovação em Saúde do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Entre os projetos premiados estão iniciativas que fortalecem o cuidado, ampliam a participação social, promovem a equidade e valorizam a saúde como um direito de todos.

Um dos premiados é o médico Diego Gafuri, de Lajeado (RS): “Com a oferta de auriculoterapia, a gente percebeu que o vínculo com os usuários se fortaleceu”, conta. Os outros médicos premiados foram Rayanne de Abreu (PE), Alexandre Gomes (SC) e Patrícia Magalhães (SE).

Além dos médicos premiados pelo Ministério da Saúde, 12 médicos tutores da Agência receberam placa de reconhecimento pelo trabalho e um kit com equipamentos para promoção de boas práticas nos territórios. Eles tiveram as melhores avaliações nos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba no 4º Ciclo do Programa de Avaliação de Desempenho da Agência. Recebeu também o Dr. Nicácio Dieger, do município de Januária, em Minas Gerais, que alcançou a maior pontuação do país no ranking nacional.

“Eu me sinto muito feliz, não só pela nota alcançada, mas pelo próprio processo em si de existir essa avaliação de desempenho profissional. Todos os componentes que estão ali são muito importantes, inclusive o da autoavaliação. Outro ponto importante é trabalhar num serviço em que o esforço aplicado é reconhecido. Mas, esse mérito definitivamente não é só meu. É de todos os meus colegas de equipe, sem demagogia, e também da gestão”, reconhece.

O evento contou com a presença da coordenadora-geral de Planejamento, Avaliação e Dimensionamento de Profissionais para o SUS no Departamento de Gestão e Provimento Profissional para o SUS na SGTES, Grasiela Araujo, da assessora técnica da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Maykeline Leite, do superintendente do Ministério da Saúde em Rio Grande Do Norte, Jalmir Simões, da presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) do Rio Grande do Norte, Maria Eliza Soares, da presidente do Cosems da Paraíba, Soraya Galdino, da subsecretária de Estado da Saúde, Kátia Queiroz, e da secretária adjunta de Saúde de Natal, Sandra Raissa Fernandes.