No primeiro dia do Conexões AgSUS Ceará, a Agência premiou os 5 médicos tutores do estado que se destacaram no 2º ciclo do Programa de Avaliação de Desempenho, relativo às atividades do primeiro semestre deste ano. Os médicos estão entre os 12 com as melhores notas entre os 368 participantes.
Três desses tutores estiveram presentes à cerimônia e foram homenageados pela Agência: Renata Nunes, André Ferreira de Lima e Carolyna Almeida Cantal. Renata, que atua na cidade de Russas, se mostrou animada com as perspectivas trazidas pela Integração dos Programas Federais de Provimento Médico. “Ser tutora e futuramente também preceptora me incentiva a permanecer estudando e me capacitando. As perspectivas são boas e eu gostaria de estender isso aos meus bolsistas que agora estão se formando. Quero que eles tenham grandes oportunidades, assim como eu estou tendo”, afirmou.
Também lotado em Russas, Lima destacou a importância dos programas federais de provimento. “Quando eu era criança, a gente procurava a unidade de saúde e muitas vezes voltava sem atendimento. Tinha médico uma vez por semana ou a cada 15 dias. Os programas de provimento trouxeram visibilidade à grande parte da população e, acima de tudo, dignidade. Estou muito feliz em fazer parte dessa transformação da saúde no Brasil”, destacou.
Já Carolyna Almeida Cantal, médica da Agência em Pindoretama, destacou a importância da tutora na qualificação dos bolsistas. “Sou muito grata à AgSUS por esse trabalho como tutora. Estou na atenção primária há 12 anos e é a 1ª vez que cumpro esse papel. Cada dia temos um novo desafio e os bolsistas são importantes para enfrentá-los”, afirmou.
Cultura de aumento da qualidade
“O objetivo da avaliação de desempenho é promover uma cultura de incentivo ao aumento da qualidade, na qual cada um dos médicos e médicas compreenda a importância do aperfeiçoamento contínuo para alcançar resultados que fortaleçam o SUS e a Saúde da Família ”, explica a gestora executiva da Unidade de Serviços em Saúde da AgSUS, Caroline Duarte.
A avaliação considera resultados em indicadores assistenciais, competências técnicas, cursos de capacitação e a interação com os pacientes, bolsistas, outros integrantes da equipe de saúde da família e os gestores municipais.
Dos 368 tutores e tutoras avaliados, 88,28% obtiveram nota superior a 70 pontos, demonstrando um desempenho satisfatório ou muito satisfatório.
Conexões AgSUS
O Conexões AgSUS Ceará vai reunir, nesta quinta (12) e sexta (13), médicos tutores, gestores, autoridades e parceiros para fortalecer a presença da Agência nos territórios e promover a integração interinstitucional. Esta é a primeira edição do evento, que faz parte do Projeto AgSUS no Território e deve ser expandida para outros estados do Brasil.
Levando temas relevantes para o Provimento Médico, como a Integração dos Programas, a Saúde Mental e a Gestão do Trabalho em tempos de mudanças climáticas, o Conexões AgSUS busca envolver a Agência nos territórios, criando espaços de diálogos com profissionais e gestores que fazem a diferença no dia a dia do SUS.
Além de apresentar os principais resultados da AgSUS e discutir os próximos passos, o evento é uma oportunidade de acolher demandas de médicos e médicas da Agência no estado; visitar UBSs locais, coletando diagnósticos sobre condições de trabalho e assistência; debater estratégias de provimento e qualificação profissional; e planejar iniciativas para enfrentar desafios como mudanças climáticas e sofrimento mental dos trabalhadores da saúde.
A programação é ampla e conta com uma conferência de abertura, que vai debater as perspectivas dos programas de provimento médico com a presença do Ministério da Saúde, uma roda de conversa com médicos tutores da Agência no Ceará, uma reunião com a Comissão de Coordenação Estadual (CCE) dos programas de provimento do Ceará e um painel científico, com pesquisadores de diversas entidades convidados de notório saber, sobre emergências em saúde pública em tempos de mudanças climáticas e o cuidado em saúde mental aos trabalhadores da APS.