
“Este encontro é um espaço de escuta”. Foi assim que o diretor-presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), André Longo, abriu a programação técnica da segunda edição do Conexões AgSUS, realizado na tarde deste sábado (7/6) durante o 18º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC), em Manaus.
“O Conexões AgSUS reforça a importância da escuta ativa dos profissionais que atuam diretamente nos territórios e aponta caminhos para o aprimoramento contínuo do programa de provimento, em sintonia com as necessidades reais do SUS e da população brasileira”, afirmou o presidente. Esta é a segunda edição do evento. A primeira foi realizada em dezembro do ano passado na cidade de Fortaleza (CE).
A programação promoveu reflexões sobre o fortalecimento do Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB), destacou os Eixos Vínculo e Estratégico, que são de responsabilidade da Agência, e reconheceu o papel fundamental dos tutores para a formação de novos especialistas em medicina de família e comunidade.
Participaram da discussão o médico de família e comunidade e técnico da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), Rodrigo Alves Rodrigues, que destacou o eixo estratégico como elemento central na articulação entre programas de provimento; a gestora executiva da Unidade de Ensino e Pesquisa da AgSUS, Laíse Rezende de Andrade, que apresentou a análise das ações estratégicas realizadas pelos tutores do programa e a proposta de fortalecimento dessa linha de atuação; e a gestora executiva da Unidade de Atenção Primária à Saúde da AgSUS, Caroline Duarte, que falou sobre o novo Plano de Cargos e Salários dos médicos de família e comunidade da Agência.
A programação do Conexões AgSUS também incluiu uma homenagem aos tutores mais bem avaliados no 3º Ciclo de Avaliação e Desempenho da Agência, valorizando o compromisso com a formação e acompanhamento dos médicos em atuação nos territórios. Além disso, foi realizada reunião com representantes da Comissão de Coordenação Estadual (CCE) dos programas federais de provimento no Amazonas e do Ministério da Saúde.
Conexões AgSUS
É um projeto que busca apoiar gestores e profissionais de saúde a qualificar a oferta de serviços em saúde nos territórios, ligando a experiência do provimento médico aos desafios contemporâneos. A iniciativa faz parte do Programa Apoio Estratégico à Gestão, e visa qualificar o diálogo entre a Agência e os atores locais envolvidos nos territórios de maior concentração de serviços prestados pela Agência.