
O diretor-presidente da AgSUS, André Longo, participou de coletiva de imprensa no Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (2/7), em que foram anunciadas ações do programa Agora Tem Especialistas, com o objetivo de fortalecer o atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS).
Por meio de contrato com o Ministério da Saúde, a AgSUS participará do esforço de ampliar a oferta de consultas, exames e cirurgias, sobretudo em regiões com escassez de serviços e longa espera. Em julho, serão lançados editais pela a agência para a contratação de unidades móveis de saúde e também de empresas que ofertem profissionais, equipamentos e insumos para aumentar a ocupação de unidades de saúde que atualmente possuem capacidade ociosa.
A expectativa é que, até o fim de 2026, 150 carretas estejam em funcionamento no país, com as primeiras unidades em operação a partir de agosto deste ano. As carretas serão contratadas inicialmente para três tipos de atendimento: oftalmologia (consultas, exames, e cirurgia de catarata), saúde da mulher (consultas e exames ginecológicos, mamografia, ultrassonogragia e implante de DIU) e diagnóstico de imagem (tomografia, raio-x e ultrassonografia).
“Nós estamos envolvidos nesse grande esforço que é o Agora Tem Especialistas, um esforço civilizatório para reduzir o tempo de espera no SUS”, afirmou André Longo.
“O Governo Federal está mobilizando toda a estrutura do SUS — pública e privada — para enfrentar um dos maiores desafios da saúde pública no Brasil, que é a fila por atendimento especializado”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.
Por meio do Agora Tem Especialistas, a AgSUS também atuará na contratação de prestadores de serviços especializados em saúde que atuem dentro de unidades atualmente com capacidade ociosa (horários livres ou instalações paradas).
O programa prevê, ainda, a possibilidade de que a AgSUS e o GHC realizem a contratação de serviços privados que possam ajudar a diminuir o tempo de espera por atendimento especializado no SUS, nas situações em que esses serviços não sejam contratados por estados e municípios.
A coletiva contou também com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde , Mozart Sales, além do presidente do Conasems, Mauro Junqueira, do presidente EBSERH. Arthur Chioro, e do presidente Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Gilberto Barichello.