Pelo 2º ano consecutivo, a AgSUS convida 4,4 mil médicos a avaliar o desempenho da Agência e as condições de trabalho nos municípios. Apontamentos da 1ª pesquisa possibilitaram implantar melhorias
A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) vai aplicar, pelo segundo ano consecutivo, uma pesquisa de satisfação com 4,4 mil profissionais que integram o Programa Médicos pelo Brasil (PMpB). O objetivo da consulta, que será realizada de 20 de junho a 7 de julho, é avaliar como anda o percurso pedagógico, as condições de trabalho na APS local, as suas relações no trabalho e ainda fazer um diagnóstico do desempenho da AgSUS. O PMpB é um dos programas de provimento médico federal do Ministério da Saúde, ao lado do Programa Mais Médicos, criados para ampliar o acesso e a assistência a regiões de difícil provimento e alta vulnerabilidade.
“A opinião dos médicos e médicas é fundamental para o aprimoramento do Programa Médicos pelo Brasil. A exemplo do que fizemos no ano passado, queremos ouvir todos os médicos para avaliar aspectos relevantes, como as condições de trabalho, o relacionamento com a Agência, a dinâmica da tutoria clínica e do curso de especialização e o relacionamento com a comunidade e os gestores locais, entre outros”, explica o diretor-presidente da AgSUS, André Longo.
“Queremos identificar os pontos de insatisfação e ampliar o diálogo”, destaca a diretora de Atenção Integral à Saúde da Agência, Luciana Maciel. “Com base nas respostas recebidas, vamos implementar ações para que os interesses dos profissionais, dos gestores, da agência, do SUS e da população sejam atendidos”, completa.
Confira abaixo os links para participação na pesquisa:
Bolsistas
Tutores
A primeira pesquisa de satisfação, realizada em julho do ano passado, contou com a participação de 4.140 médicos e médicas do Programa – uma adesão de cerca de 80%. Com base nas questões apontadas, a AgSUS implementou melhorias e várias normativas estão em processo de revisão.
Uma das ações foi ampliar a equipe da Unidade de Gestão de Pessoas, que passou de 8 para 19 pessoas, qualificando o atendimento às demandas dos profissionais do Programa. Isso possibilitou reduzir a espera para análise de férias de 43 para 3 dias e de análise de atestados médicos de 24 para 2 dias.
Resultados
A primeira edição da pesquisa mostrou que os médicos estão satisfeitos com o PMpB. Em uma escala de 0 a 10, a nota média dada pelos bolsistas em relação à satisfação geral com o programa foi 8,2. Já entre os tutores, a nota média foi 8,5. As relações humanas no trabalho foram o item mais bem-avaliado, com média de 8,53 entre os bolsistas e 8,69 entre os tutores.
Confira abaixo a avaliação dos médicos nas principais categorias:
A pesquisa utiliza proposta metodológica com base científica. Parte das perguntas utiliza a Escala Likert, que é a mais usada em pesquisas de opinião e tem como base uma escala de cinco pontos (insatisfeito, pouco satisfeito, indiferente, satisfeito e muito satisfeito). Em outras perguntas, foi utilizado o método Net Promoter Score (NPS), na qual o entrevistado atribui uma nota de 1 a 10 para o tópico a ser avaliado.