Nessa segunda-feira (2), 171 pessoas assinaram seus contratos. São profissionais de diferentes níveis de escolaridade e ocupações, que vão atuar em diversos cargos para fortalecer o Subsistema de Saúde Indígena. Ação marca o início da atuação da Agência na Saúde Indígena, de forma complementar e integrada ao DSEI-Y e à SESAI
A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) recepcionou nessa segunda-feira (2), em Boa Vista (RR), os primeiros profissionais contratados pela Agência para atuar em um Plano de Ação Emergencial em território Yanomami, com o intuito de fortalecer a assistência à saúde da população indígena. A ação marca o início da atuação da Agência na Saúde Indígena, de forma complementar e integrada ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y) e à Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde.
Durante todo o dia, 171 profissionais selecionados entre 4.326 inscritos no processo seletivo da AgSUS participaram em um evento de boas-vindas, em que ampliaram seus conhecimentos sobre a Agência, seus compromissos e responsabilidades. Também receberam informações sobre o Plano Emergencial Yanomami e os desafios e perspectivas de trabalho em um ambiente multicultural.
Estiveram presentes profissionais de diferentes níveis de escolaridade e ocupações, em sua grande parte parda (40%) e indígena (33%). Foram selecionados médicos de diversas especialidades (ginecologista e obstetra, pediatra, infectologista, urgência e emergência, família e comunidade), sanitaristas, socorristas, supervisores de saúde ambiental, auxiliares de logística, assistentes administrativos, cozinheiros, carpinteiros, bombeiros hidráulicos, operadores de motosserra e pedreiros, entre outros.
O evento foi aberto pelo diretor de Operações da AgSUS, Williames Pimentel. Ele destacou a importância do trabalho que será realizado pelos novos contratados no DSEI Yanomami. “Este governo está criando uma ação integrada para garantir saúde adequada aos povos indígenas deste país”, afirmou Pimentel. “Vocês fazem parte de um processo que vai muito além de um emprego. É uma missão vocacionada para cuidar de pessoas. Desejamos boas-vindas e boas sorte e que vocês possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, destacou.
A acolhida também contou com apresentações da secretária adjunta da SESAI, Lucinha Tremembé; do coordenador do DSEI Yanomami, Marcos Pellegrini; da coordenadora do escritório regional da AgSUS em Roraima, Cleidiane Carvalho; da coordenadora de Aperfeiçoamento Profissional da Agência, a indigenista e médica de Família e Comunidade Sarah Segalla; do gestor-executivo da Unidade de Integridade da AgSUS, Mário Araújo; e da coordenadora de Recrutamento, Seleção, Admissão e Dispensa da Agência, Lilian Santos.
Plano de Ação Emergencial
As ações do Plano de Ação Emergencial no DSEI Yanomami incluem: recrutamento da força de trabalho; atendimento de médicos e médicas especialistas em territórios estratégicos; apoio diagnóstico, como exames laboratoriais e ultrassonografia em territórios estratégicos; contratação de profissionais complementares aos cuidados primários; preparação de salas de suporte e observação clínica para cuidado aos pacientes mais graves; e solução para logística com modelagem operacional de suprimentos, que garanta abastecimento e distribuição de fármacos e insumos.
Até o fim de setembro, a AgSUS chegará a cerca de 200 contratados no território Yanomami. A Agência também manterá cadastro reserva de interessados para novas vagas disponíveis para suprir ampliação de postos de trabalho ou eventuais substituições que se fizerem necessárias.
A AgSUS é um serviço social autônomo, regida pelo direito privado, sem fins lucrativos e que exerce atividades de interesse público. Tem a finalidade de apoiar a execução de políticas formuladas pelo Ministério da Saúde, principalmente na Atenção Primária à Saúde (APS) e em todos os níveis de atenção na Saúde Indígena. Seus programas e projetos são desenvolvidos por meio de contratos de gestão em âmbito regional ou nacional.